- Eliana Cerveira
O aluno no ambiente online no Brasil
Quando se falava em educação online no Brasil, o que primordialmente nos vinha a cabeça, era o ensino a distância na educação superior.
Com a pandemia do novo coronavírus esse contexto mudou. A educação, em todos os níveis, teve que se adaptar às pressas ao ensino remoto e as tecnologias da informação e comunicação.
Essa adaptação evidenciou as desigualdades e desafios enfrentados por estudantes e professores no acesso à educação online no Brasil.
Um exemplo disso, são os dados da pesquisa TICKids OnlineBrasil, divulgados em 2020, no site da Agência Brasil, sobre a conectividade em escolas e o acesso de alunos à internet. Essa pesquisa expôs que 17% das crianças e adolescentes, na faixa etária de 9 a 17 anos, ou seja, 4,8 milhões de brasileiros, não tem acesso à internet em casa.
O relatório ainda revela que 11% da população nessa faixa etária não acessa a internet de forma alguma. A desigualdade é maior ainda nas áreas rurais e nos domicílios das classes D e E, onde a porcentagem daqueles que não acessam a rede chega a 25% e 20%, respectivamente.
Em relação aos professores, a pesquisa do Instituto Península (2020), apontada no artigo “Educação em tempos de pandemia: desafios e possibilidades”, relata que 88% dos professores nunca tinham dado aula de forma remota e 83,4% não se sentem preparados.
Sendo assim, esses dados demonstram que o amplo acesso à internet e a capacitação dos professores são condições que devem ser fomentadas para que a educação online no Brasil seja de qualidade para todos os estudantes.
Em nosso Colégio Espaço da Comunidade, a qualidade no ensino é um dos nossos pilares. Nesse período de distanciamento social, um dos recursos que utilizamos foi a Implantação do Ensino Híbrido, uma metodologia que combina o aprendizado online com o off-line, além do Reforço Escolar como forma de acompanhar as crianças com mais dificuldade proporcionando possibilidades de aprendizagem. Nos conheça acessando os nossos diferenciais: https://www.colegioespacodacomunidade.com.br/diferenciais.
Texto escrito por Eliana Cerveira, empreendedora e voluntaria FCG
.